III Conferência Nacional da ETB – Associação de Eufônios e Tubas do Brasil


De 01 a 04/05 de 2019, Curitiba e a Escola de Música e Belas Artes do Paraná receberão a III Conferência Nacional da ETB – Associação de Eufônios (bombardinos) e Tubas do Brasil, um evento de música instrumental exclusivo, que reúne importantes músicos da tuba e do eufônio de todo o país. O intuito principal é organizar o cenário e difundir a tradição e importância destes instrumentos na música universal e principalmente na música brasileira. A conferência será dividida em concertos, recitais, palestras, masterclasses, oficinas, mesas redondas e propostas interdisciplinares.

 


A programação é variada e apresentará temáticas que vão desde a apresentação de repertório que demonstra a importância do eufônio e da tuba no desenvolvimento de gêneros típicos da música brasileira, como o choro, o frevo e o dobrado até obras contemporâneas que exploram ao máximo as características técnicas dos instrumentos, com apresentações de pesquisas que enfatizam a utilização da tuba e do eufônio seja no ensino, na história ou na prática. As masterclasses contribuem com o ensino e a pedagogia, e toda a programação artística é aberta ao público.

EMBAP - Centro de Convenções de Curitiba

O evento será coordenado pelo professor Bruno Brandalise (tuba), que não está medindo esforços para receber a comunidade tubística e eufonística como merecido. Alguns destaques da programação artística contarão com a presença de solistas juntamente à Bandas Sinfônicas locais. Mais informações estão sendo adicionadas aos poucos ao nosso site, de acordo com a confirmação de artistas e envio de propostas, e aparecerão na página de artistas e grupos já confirmados.

Confira o texto de nosso anfitrião Bruno Brandalise:

“Caríssimos eufonistas e tubistas do nosso lindo Brasil. Estamos chegando a mais uma edição de nossa conferência anual da ETB e nesse ano a cidade de Curitiba estará de braços abertos esperando por todos vocês para que possamos juntos dar continuidade nesse trabalho de fomentação da pesquisa, performance e de divulgação da nossa Associação Nacional.
O evento ira se realizar na UNESPAR-EMBAP no auditório do Centro de Convenções de Curitiba, localizado à rua Barão do Rio Branco, localização central, próxima a rodoviária e de fácil acesso ao aeroporto internacional.
Curitiba possui uma ampla rede de hospedagens e fácil acesso à restaurantes de qualidade com bom preço, estaremos sempre prontos para auxiliá-los em qualquer dúvida que possa surgir.
Esperamos todos vocês, serão dias maravilhosos de muita música, eufônios e tubas!
Avante ETB!”

Prof. Bruno Brandalise Leonardi
Professor de Tuba e Eufônio da UNESPAR-EMBAP

​Para participar basta associar-se no link "Associação", e seguir as devidas orientações. Todos os associados tem direito ao envio de propostas, tanto para recitais quanto para solos específicos e apresentação de pesquisa/trabalho no link "Propostas"


Lembre-se na conferência não existe uma hierarquia entre professores e alunos, mas sim, um compartilhamento de experiências onde todos estão em um mesmo patamar, dividindo as mesas e os concertos.
Caso confirmada a inscrição, é possível enviar uma carta ao anfitrião, via
etbcontato@gmail.com, para que o participante utilize-se de possíveis apoiadores à sua viagem. Deixando claro que todos os custos de viagem, hospedagem e alimentação são por conta dos participantes, inclusive os convidados especiais com as bandas sinfônicas. Seguindo os moldes das conferências organizadas pela ITEA - Associação Internacional de Tubas e Eufônios, ETB (sem fins lucrativos) não paga cachê ou gastos para nenhum convidado ou participante. Recebem cachês somente os técnicos que não estão diretamente envolvidos com o meio, como pianistas, assessoria de imprensa e semelhantes.

 

Contamos com sua participação!

 

Vamos elevar o status de nossos queridos instrumentos em nosso gigante país!

 

Atenciosamente,

 

Direção - ETB.