IV Conferência Nacional da ETB – Associação de Eufônios e Tubas do Brasil

A Quarta Conferência Nacional da ETB - Associação de Eufônios e Tubas do Brasil acontecerá entre os dias 29 de abril e 2 de maio de 2020 em Belém, Pará. O anfitrião para 2020 é Alberto Tavares Dias, professor de Tuba, Eufônio, Prática de Banda e Composição da EMUFPA (Escola de Música da Universidade Federal do Pará).

 

No evento, Eufonistas e Tubistas das cinco regiões do Brasil se reunirão com o objetivo de promover tais instrumentos e trocar conhecimentos a respeito de técnica, interpretação e repertório através de aulas, recitais e apresentações acadêmicas, buscando o desenvolvimento da comunidade de eufônio e tuba de todo o país.

 

Existem várias maneiras para participar da conferência, pode ser como ouvinte ou uma proposta pode ser enviada para atuação como palestrante, recitalista, solista, compositor, participação no concurso solista ou realização apresentação acadêmica. 

Sobre a ETB e as conferências:

A ETB consiste em uma Associação onde músicos de eufônio, tuba e similares se congregam com objetivo de troca de informações, aprimoramento técnico, divulgação de trabalhos artísticos e científicos e popularização dos instrumentos através de encontros regulares e do fomento de concertos durante suas conferências nacionais e regionais.

Na primeira edição, o foco concentrou-se na união e estruturação do cenário nacional das tubas, eufônios e seus similares. O evento ocorreu em 2017 na cidade de Natal, sob a coordenação e organização do atual presidente da associação, Fernando Deddos, professor de Tuba e Eufônio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com a presença de aproximadamente 70 tubistas e eufonistas tendo as cinco regiões brasileiras representadas.

Na segunda edição, em Goiânia, no ano de 2018, sob coordenação do professor Elielson Paulo, tivemos a presença de, novamente, 70 tubistas e eufonistas. Em ambas as edições, houve a presença de vários professores das universidades brasileiras e de tubistas e eufonistas dos mais renomados grupos brasileiros.

Em Curitiba, Paraná, ocorreu no ano de 2019, a terceira edição da conferência, sediada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, tendo como organizador o Professor de Tuba e Eufônio da própria Belas Artes, Bruno Brandalise, onde novamente participaram cerca de 70 conferencistas, igualmente com a presença de músicos de todas as regiões do país. Além da presença marcante de importantes professores do cenário nacional, a principal novidade da conferência paranaense foi a participação de três renomados artistas internacionais, a saber: Adam Frey, Bastien Baumet e David Zambon.

Para a edição de Belém, a conferência pretende manter a excelência alcançada nas demais edições, com a participação de músicos de todo o país e tendo como foco a participação de conferencistas da região amazônica e do estado do Pará.  

Haverá a participação de diversos professores de eufônio e tuba de importantes centros formadores entre universidades e conservatórios de todo o Brasil, assim como a participação de quatro convidados internacionais: Demondrae Thurman - Solista - Universidade de Indiana - EUA; Joanna Hersey - Presidente da Conferência Internacional de Mulheres dos Metais - Universidade da Carolina do Norte; Jamie Lipton - Universidade Henderson State  Jeff Baker - Ópera de Dallas / Universidade do Texas Commerce

Um ponto inovador da conferência de Belém será o incentivo a participação de compositores, que escreverão peças especialmente para o evento, cuja estreia será realizada por músicos de renome no cenário nacional e internacional. Deste modo, o evento ajudará na divulgação e no fomento do repertório para o Eufônio e a Tuba, além de construir uma ponte direta entre compositores e intérpretes na busca pela continuidade deste trabalho.

Participe, reserve já os dias e veja suas passagens com antecedência para garantir um preço melhor.

Abraços e nos vemos em Belém.

Diretoria da ETB